Objetivos

O ano de 2013 é marcado pela entrada em vigor de relatórios de benchmarking trimestrais baseados no modelo proposto pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), aumentando a transparência e partilha de informação com a comunidade numa perspetiva de construção do mercado público de prestadores de cuidados de saúde.

O processo de benchmarking entre as instituições hospitalares do SNS tem como objetivo fundamental melhorar o acesso e a qualidade do serviço prestado aos utentes e, simultaneamente, identificar aspetos particularmente relevantes em termos de melhoria do desempenho económico-financeiro das instituições. Torna-se fundamental a disponibilização de informação que permita comparar instituições de forma a explicar diferenças de desempenho económico-financeiro, avaliar o potencial de melhoria de cada hospital nas principais áreas de atuação, e identificar alavancas operacionais de gestão corrente, “melhores práticas”, e programas transversais que permitam capturar o potencial de melhoria identificado.



A ACSS disponibilizará com periocidade trimestral relatórios de benchmarking podendo observar-se tendências longitudinais. O número e tipologia de indicadores terá em consideração o Plano Nacional de Saúde e aproximar-se-á das metodologias internacionalmente adotadas com o objetivo de comparar o desempenho dos hospitais portugueses no contexto internacional. Nesta lógica serão aprofundados progressivamente os indicadores de qualidade clínica assegurando-se a sua comparabilidade e fiabilidade. Esta abordagem reforçará a flexibilização do sistema de saúde possibilitando a prazo uma liberdade de escolha informada do doente entre diferentes prestadores públicos.
Copyright 2013 © Todos os direitos reservados